Para o Cruzeiro, só restava vencer o maior rival Atlético-MG na última rodada do Brasileirão para evitar o inédito rebaixamento. Situação séria, complicada, tensa, que naturalmente convoca os grandes jogadores a aparecer, ainda que estejam meio sumidos. E, com experiência e muita habilidade, Roger conduziu a Raposa a devorar o Galo por 6 a 1, na Arena do Jacaré. O gol, as duas assistências, a garra e a sabedoria em campo renderam a nota 8,5 e o troféu "Armandinho" para o meia, eleito pela primeira vez o craque da rodada.
Outros dois jogadores do Cruzeiro também entraram na seleção da rodada. Leandro Guerreiro e Anselmo Ramon. Ambos fizeram um gol e ficaram com nota 7,5. O Corinthians, que conquistou o quinto título brasileiro, está representado pelo lateral-direito Alessandro, que recebeu a nota 7.
O goleiro Felipe, do Flamengo, o zagueiro Dedé, do Vasco, e o meia D'Alessandro foram bem cotados e fecharam a rodada com nota 8, bem próximos do craque Roger.
Vale lembrar que a seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram ao menos 13 partidas no Brasileirão. Os autores das notas são sempre os comentaristas do SporTV e repórteres do GLOBOESPORTE.COM.
GOLEIRO
Mais uma vez, Felipe foi decisivo para o Flamengo. Eleito craque da rodada no fim de semana passado, ele parou o ataque do Vasco com três defesas consideradas de alta dificuldade e recebeu nota 8. Com a grande atuação, ele ajudou a segurar o empate por 1 a 1, principalmente com a bela defesa no segundo tempo em chute de Bernardo, e levou o time rubro-negro para a Libertadores do ano que vem. Com notas 7,5, Fernando Prass, Marcelo Lomba e Márcio também se destacaram. O goleiro do Atlético-GO fez inclusive um gol na vitória do Dragão sobre o América-MG por 5 a 1.
LATERAL-DIREITO
Eficiente na campanha do pentacampeonato brasileiro do Corinthians, Alessandro mais uma vez mostrou qualidade e poder de marcação. A nota 7 reflete bem a boa partida que o lateral fez no jogo do título contra o Palmeiras, no Pacaembu. Fagner, do Vasco, outro destaque da posição, também ficou com 7, mas Alessandro foi eleito principalmente pela liderança em campo e a eficiente marcação feita em Luan. Cicinho, do Palmeiras, Bruno Vieira, do Figueirense, e Mariano, do Fluminense, foram bem na rodada e ficaram com nota 6,5.
ZAGUEIROS
Os eleitos da posição foram Dedé, do Vasco, com nota 8, e Rodrigo Moledo, do Internacional, com 7,5. O zagueiro cruz-maltino, um dos destaques do Brasileirão, teve outra atuação muito segura e não deu espaços para o time do Flamengo criar com tranquilidade. Já Rodrigo Moledo anulou o ataque do Grêmio com muita disposição, recuperando-se da má atuação na rodada passada, quando entregou um gol para Ronaldinho Gaúcho. Gilson, do Atlético-GO, e Welinton, do Flamengo, ficaram com nota 7.
LATERAL-ESQUERDO
Ávine, que ficou um bom tempo lesionado durante o Brasileirão, voltou ao Bahia para substituir Dodô, jogador que precisou abandonar o campeonato depois da entrada de Bolívar no Beira-Rio. E com uma boa partida, foi eleito o lateral-esquerdo da rodada, com nota 6,5. Juan, do São Paulo, Thiago Carleto, do América-MG, e Fábio Santos, do Corinthians, também se destacaram. Mas, dessa vez, o "Armandinho" vai para Ávine, que ajudou a classificar o Bahia para a Copa Sul-Americana do ano que vem.
VOLANTES
Leandro Guerreiro, do Cruzeiro, com 7,5, e Diogo Orlando, do Avaí, com 7, formam a dupla de volantes da rodada. Ambos ajudaram bastante na marcação e ainda apareceram no ataque para fazer um gol para os seus respectivos times. Fabrício, do Cruzeiro, Ernandes, do Atlético-GO, Fernando, do Grêmio, Denilson, do São Paulo, e Diguinho, do Fluminense, também tiveram um bom desempenho na rodada.
MEIAS
Os meias eleitos foram o craque da rodada Roger, do Cruzeiro, com nota 8,5, e D'Alessandro, do Internacional, com 8. Roger apareceu justamente na rodada decisiva para livrar a Raposa do rebaixamento. Ele fez o primeiro gol, cobrou a falta do segundo, de Leandro Guerreiro, e fez uma jogada espetacular no quinto, de Wellington Paulista. Já D'Alessandro marcou de pênalti o gol que classificou o Inter para a Libertadores e levou perigo durante todo o tempo que esteve em campo, com muitas finalizações em bolas venenosas. Diego Souza ficou com 7,5, e outros sete jogadores receberam nota 7. São eles: Lincoln, do Avaí, Felipe, do Vasco, Camacho, do Bahia, Anailson, do Atlético-GO, Cícero e Lucas, do São Paulo, e Maicosuel, do Botafogo.
ATACANTES
Luis Fabiano e Anselmo Ramon receberam nota 7,5 e formam a dupla de ataque da última rodada. O jogador do São Paulo fez dois gols e ainda teve outras três finalizações defendidas. Já o atacante cruzeirense fez um gol e deu uma assistência no jogo que livrou a Raposa do rebaixamento. Fred, do Fluminense, Felipe, do Atlético-GO, e Ronaldinho Gaúcho, do Flamengo, ficaram com nota 7 depois das boas partidas que fizeram.